
Como limpar e conservar seus calçados por mais tempo
Tão importante quanto a limpeza, é a forma de guardar seus sapatos. Se você morre de amores pelos seus pares, precisa limpá-los com o cuidado certo para garantir maior vida útil. Sapatos colocados no armário com sujeira ou umidade, em embalagens totalmente fechadas, por exemplo, podem apresentar bolor, manchas e até mau cheiro.
Reunimos algumas dicas para ajudar você a higienizar seus calçados direitinho e conservá-los lindos e novos por mais tempo. Confira abaixo:
> Evite molhar!
Com exceção dos pares de plástico, não lave seus sapatos em água corrente. Caso aconteça de molhar (na chuva, por exemplo), deixe secar a sombra. Não use secador de cabelos, máquina de lavar e nem coloque atrás da geladeira.
> Não exponha ao sol.
Os raios solares podem desbotar a cor do seu sapato.
> Preencha a parte de dentro do sapato com jornal.
Além de ajudar a absorver a umidade, este truque irá manter o formato do seu sapato. Nas botas de cano alto, use revistas enroladas por dentro.
> Deixe respirar antes de guardar.
Deixe os sapatos usados em ambientes arejados, por pelo menos 24 horas. Nada de guardá-los imediatamente após descalçar!
> Higienize as solas
Limpe as solas com água, sabão e um pouco de água sanitária para eliminar as bactérias. Nos casos das sandálias, limpe também a palmilha com uma flanela umedecida com álcool 70%.
Para limpar a parte externa dos sapatos sem molhar:
– Couro e Verniz: esfregue delicadamente uma flanela macia umedecida com água.
– Camurça: escove com uma escova de cerdas bem macias, seca.
– Plástico e tecido: esfregue delicadamente com uma bucha ou escovinha de cerdas macias, água e sabão.